Nordeste: 5 motivos para conhecer a Bahia

Está em dúvida para escolher qual o próximo destino de sua viagem? Saiba que a Bahia é tudo de bom! O Estado agrada todos os tipos de gostos e toca o coração de cada um com seus diferentes passeios, seja histórico ou ligado a natureza.

Fora que o visual é deslumbrante e você vai ficar com aquele gostinho de quero mais quando for embora.

Em parceria com o pessoal do Hotel Urbano, listamos cinco motivos para você fazer as malas e viajar para esse paraíso. Confira!

Maior economia

Vista panorâmica da baía de Todos os Santos, em Salvador (Bahia)
Créditos: iStock
Vista panorâmica da baía de Todos os Santos, em Salvador (Bahia)

Procure passagens aéreas com saídas nos dias de semana, pois costumam ser mais baratas mesmo em alta temporada. Então, fique tranquilo, você pode aproveitar suas férias e feriados sem gastar uma fortuna.

Evite épocas como o carnaval, já que a Bahia fica lotada, e os preços inflam. Então se você procura economizar, opte pela baixa temporada, o que diminui mais ainda o valor do aéreo e hospedagem. E saiba também que na Bahia é calor o ano todo, até mesmo no inverno.

Turismo histórico

O Pelourinho, no centro histórico de Salvador
Créditos: Getty Images
O Pelourinho, no centro histórico de Salvador

Salvador  é uma cidade que tem muita história para contar. Ela foi a primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil, ou seja, é uma das mais antigas do país. No Pelourinho, o turista pode ver a arquitetura colonial das construções, além de monumentos antigos. A região faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco.

Entrar em contato com a natureza

Passeie de escuna pela Bahia de Todos-os-Santos e visite diversas ilhas da região. Após quase duas horas de navegação você vai se deparar com um paraíso, a Ilha dos Frades, pequena e aconchegante, que oferece além de barracas de ótimas comidas e bebidas, espaços para esportes. A ilha possui águas calmas e cristalinas, perfeitas para praticar stand up e snorkeling.

Costa do Sauípe, na Bahia
Costa do Sauípe, na Bahia

Na Bahia tudo é possível, até ver baleias jubarte passeando pela região na época de julho. Elas saem das águas geladas da Antártida com destino ao Parque Nacional marinho dos Abrolhos. As águas da costa brasileira são mais quentes, e por isso ideais para que elas deem à luz aos filhotes. Para o avistamento é preciso fazer um passeio de catamarã ou lancha. Os turistas se deslumbram com saltos, brincadeiras e esguichos de água, feitos a poucos metros do barco.

Se hospedar na Costa do Sauípe

O complexo hoteleiro oferece diversas opções de entretenimento para toda a família. Além de 21 piscinas, brinquedoteca e quadras poliesportivas, a estrutura oferece atividades como esportes náuticos, trilhas, oficinas e tratamentos estéticos. Com o sistema all inclusive, o turista pode aproveitar tudo o que o resort oferece, incluindo comidas e bebidas à vontade. Outra vantagem da Costa do Sauípe  é que suas dependências ficam praticamente à beira mar, perfeitas para quem gosta de passar o dia tomando banho de mar ou se bronzeando.

Visitar a Chapada Diamantina

Vista da Chapada Diamantina a partir do Morro do Pai Inácio
Créditos: iStock
Vista da Chapada Diamantina a partir do Morro do Pai Inácio

E para fechar com chave de ouro nossa lista de cinco motivos para viajar para Bahia, não podíamos esquecer da Chapada Diamantina.

Para quem deseja ir muito além das praias da Bahia, a Chapada Diamantina reserva cachoeiras, vales, cânions e grutas, sendo um dos destinos mais visitados para o ecoturismo. Nas cidades próximas, o visitante pode andar pelas charmosas ruas de paralelepípedos, provar as delícias locais e se hospedar em lindas pousadas.

Recomenda-se visitar a região entre os meses de abril a outubro, pois o clima favorável propicia excursões inesquecíveis. Evite visitar a Chapada entre novembro e março, já que são meses onde a precipitação pode ser intensa.